segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Carta do Dindo

 





Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz.

 Em vez disso, eu os tenho chamado amigos,

 porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. (João 15:15)





Olá, Rafa. A essa altura de sua vida, eu e você já nos conhecemos bem. Eu sou seu dindo e queria te falar umas coisinhas...


Hoje você faz um aninho.  E a gente poderia aqui falar de um monte de coisas que eu e todo mundo sente por chegarmos até aqui e sobre tudo o que desejamos que aconteça na sua vida. Mas a vida é uma caixinha de surpresa. E eu queria falar um pouquinho sobre ela...


Vida é emoção, sabe? Emoção boa, emoção ruim. Quando você andar de montanha-russa, e a sua mãe vai amar te ver numa montanha-russa (sqn!), você vai entender o que eu quero dizer. Você nunca sabe o que te espera quando você entra numa sala nova, quando vira uma esquina, quando toma uma decisão. E aí (isso sim é previsível!) coisas legais e às vezes coisas não tão legais acontecem conosco. Papai, mamãe, todo mundo quer que só coisas boas aconteçam com a gente, mas esse jogo é assim mesmo: a gente ganha e perde o tempo todo numa mesma partida.


Então, você pode pensar assim: “mas dindo, se tem emoção que não é legal vale a pena jogar mesmo assim?”. Vale, querido! Vale muito! E vou te falar de uma arma que nós temos na vida e que nos ajuda a jogar melhor e a vencer todas as batalhas: a amizade. A amizade é um poder que nós temos. Ela é força e antídoto, é sentido e suporte. É a única coisa real que uma pessoa pode ter e que quando tem se torna super-herói.


Ter um amigo de verdade é a coisa mais difícil que tem. Você já fez gol de letra? Nem eu! Pois é! É muito difícil. Mas quando você encontra um amigo de verdade, uma pessoa que chora no carro com você, no momento mais difícil da sua vida, quando você tem pessoas que são as primeiras que visitam seu filho no dia em que ele nasceu; que te manda o email mais sincero e emocionante da sua vida; quando você tem pessoas que a todo instante provam que estão ao seu lado e que te amam de verdade, você descobre que não está sozinho no mundo, sabe? E isso é muito bom! E ninguém quer ficar sozinho, não é mesmo? Você não gosta de sentir o calor da mamãe enquanto você está mamando? Pois, então! Ter um amigo de verdade ao seu lado é estender esse calor, essa energia, por toda a sua vida. E isso é realmente muito bom!


Sabe, Papai do céu facilita um pouco nosso trabalho de encontrar nossos maiores amigos. Primeiro ele nos dá um papai e uma mamãe. ‘Papai e mamãe’ é algo muito bom! Eles cuidam da gente, amam a gente quando a gente faz bagunça e quando a gente ganha medalha na escola. Amam a gente quando dormimos e quando não deixamos eles dormir. Amam a gente quando a gente nem merece que eles nos amem. Por isso, Rafa, reconheça sempre na sua vida a amizade de seus pais. Dificilmente você encontrará amizade maior que essa.


Outras amizades irão aparecer na sua vida: colegas de escolas, namoros, colegas de trabalho. E isso também é muito legal! Mas fique esperto! Do meio de tantos amigos, de tanta gente engraçada, você pode ter duas sortes. Uma é a sorte de encontrar um grande amor, mas sobre esse assunto prefiro conversar com você depois, quando maiorzinho. A outra é a sorte de encontrar seus melhores amigos. Maior sorte da vida. Maior sorte da vida. Sorte de quem vai ter pra sempre alguém que tem interesse pelas suas questões, que te ouve, que precisa te ouvir, que nem precisa terminar de te ouvir pra começar a rir, que nem precisa te ouvir para chorar junto de ti. Quando você perceber que essas pessoas apareceram, você vai ter que mudar a estratégia do jogo, porque você estará mudando de fase no game: estará entrando na fase das conexões definitivas, dos laços verdadeiros que só o amor é capaz de ligar, juntar e manter.


Sabe Rafael, eu amo seus pais. Amo de verdade! E tudo, tudo que desejo pra você no dia do seu aniversário é que lá na frente, quando você estiver grandinho e precisar caminhar mais sozinho no jogo da vida, você encontre, como eu encontrei, pessoas assim: que te amem e te ajudem e que mutuamente vocês possam trazer mais alegrias para si. Você verá que isso é muito, muito, muito bom!



Amo você!

dindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário