segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

7 anos!













Oi, filho! 


Hoje é seu aniversário.

Há 7 anos, numa manhã de sábado você me mostrou que estava pronto pra sair da barriga.

Há 7 anos que esse dia chega e a gente comemora sua vida  sempre com o coração explodindo de felicidade.

Esse ano continuamos comemorando sua vida, mas não foi tão fácil e simples como estávamos acostumados.

O ano que passou foi um ano de muito aprendizado. Foi difícil ver você aprendendo a conviver com perdas profundas e dolorosas. Foi difícil não saber responder a maioria das perguntas e não ter solução para a maioria dos problemas. Mas sobretudo, foi difícil tentar lidar com a minha própria dor para conseguir acolher a sua.

Caminhamos por 2020 como foi possível. E mesmo em meio a tantos eventos tristes com consequências psicológicas e emocionais ainda em processo de cura, você cresceu absurdamente. Em estatura, sabedoria e graça. 

Aprendeu a assistir aulas pelo computador e a fazer seus deveres sozinho. 

Concluiu a alfabetização com fluência e ama fazer contas de cabeça. E sim, adora falar em inglês comigo.

Desenvolveu ainda mais a capacidade que sempre teve de observar tudo, de tirar suas próprias conclusões e de criar narrativas engraçadas. 

Conheceu o aplicativo de mensagens e diminuiu seu isolamento social mantendo contato com as pessoas queridas da sua vida. 

Realizou seu sonho de ter um cachorro, cuida dele e já aprendeu sobre a responsabilidade e o compromisso que é ter um animal de estimação. 

Fortaleceu as amizades já tão amadas e provou que a distância não diminui o sentimento. 

Não foi fácil. 

Eu vi bem aqui na minha frente, esse garotinho prestes a completar 7 anos, perguntando sobre a morte, questionando a ausência, assustado com o mundo... mas vi também esse mesmo garoto pequeno desenvolvendo resiliência, exercitando a compaixão e demonstrando empatia de forma que muito adulto por aí não chega nem perto de conseguir. 

Sabe, meu filho, criar uma criança com acolhimento e respeito causa estranheza no mundo de hoje. Mas durante esse ano áspero, eu confirmei o que, no fundo, eu e seu pai sempre soubemos: estamos no caminho certo. O caminho do amor, da leveza, da verdade, o caminho que nos tornou uma família e que nos capacitou para passar por tudo isso juntos.

Eu tenho muito orgulho de você, meu amor. 

Enfim, chegamos aqui e hoje é o seu dia. 

Vamos cantar parabéns e renovar a esperança de que esse novo ciclo que começa virá mais leve e colorido.

Obrigada por ser nossa alegria nesse tempo tão cinza.

Feliz aniversário! 

Te amo.




2 comentários:

  1. Como amava ler suas cartas, palavras carregadas de sentimentos e aprendizados. E essa do Rafael completando 7 anos, não foi diferente. Da mesma forma que você presenciava o meu amor pelos meus filhos, agora vejo o seu amor pelo seu. É isso aí, o mundo não entende o verdadeiro amor: que não se explica e nem se mede. Que o Senhor cada dia mais abençoe essa família linda que se tornaram. Espero um dia te ver novamente, saudades. Bjsss ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Palavras certeiras num ano tão difícil pra todo mundo mas ainda mais pros pequenos. E Rafael está se saindo muito bem. ❤️ Muitas felicidades e esperamos nos divertir em breve!!

    ResponderExcluir