segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

8 anos!















 Oi, filho.


Era Noite de Réveillon para 2022.

Fazíamos uma oração, eu, você e seu pai para o ano que se iniciava. Ao final da oração, com a voz embargada eu disse: “E que a gente esqueça o ano de 2021 de uma vez.”

Você me olhou com um olhar meio curioso, meio indignado e disse:

“Mamãe, mas se a gente esquecer o ano de 2021, a gente vai esquecer tudo que a gente aprendeu nele”


E assim começamos o ano novo com mais um ensinamento que vem de você, meu amor.


Hoje faz 8 anos que você chegou. E desde então não parou de nos ensinar sobre a vida. 

Sobre o amor. 

Sobre a esperança.

Sobre a força.


2021 não foi nem de perto como planejamos. Quando a gente achou que a poeira estava baixando, a vida trouxe uma ventania e a gente precisou aprender a se segurar mais firme ainda pra aguentar o tranco. Foi difícil. Triste. Pesado.

Mas como dizem por aí, tempos difíceis formam pessoas fortes. Talvez não seja tão simples assim, mas sim, atravessamos juntos e estamos aqui superando. E como não podia deixar de ser: aprendendo com você. Todos os dias.


Sabe filho, esse ano você teve dias muito complicados. Enfrentou situações que crianças da sua idade não deveriam ter que enfrentar. Mas não houve um dia sequer em que eu não me orgulhasse de você, da sua coragem, da sua resiliência, do seu coração generoso.

Aquele bebezinho cresceu e deu lugar a um garotinho esperto demais, com raciocínio rápido e emoção à flor da pele. 

Capacidade de observação surpreendente e agitação incontrolável.

Ansiedade, impaciência e doçura.

Apego, senso de humor e energia pura.



Depois de tantas coisas que vivemos tão intensamente num curto espaço de tempo, aprendemos juntos que não temos controle de quase nada, que nem sempre a vida é justa, que algumas situações fogem ao nosso entendimento, que algumas pessoas não têm o bem no coração e que todo dia pode ser o último dia.  Foram muitos questionamentos, muitas conversas, muito acolhimento, muitas noites difíceis de pegar no sono. 

E assim seguimos. Olhando você pegar no sono com a esperança de que o dia seguinte seria melhor. 



Realmente, meu filho. Não dá pra esquecer um ano inteiro. Não tem mais como deixar pra trás todo esse aprendizado. 


Hoje é seu aniversário.

Vamos recomeçar novamente. Um novo ciclo está prestes a começar e o amor que  nos envolve não deixa a esperança faltar. 

Siga aprendendo, meu amor. 

Feliz aniversário!

Te amo! 


Um comentário:

  1. Feliz aniversário, Rafa!
    Se eu chorei? Com certeza!
    Texto lindo e emocionante!
    Re, vc transborda uma energia incrível, és uma pessoa de luz ❤️

    ResponderExcluir